top of page

CARTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

Historicamente, o esporte enquanto disputa desportiva esteve acompanhado do sentimento olímpico de celebração da paz e união entre as nações, bem como pela lealdade entre os competidores. Contudo, o referido viés, que navegava em águas romancistas, foi sendo substituído nas últimas décadas por uma visão estritamente comercial, na qual resultados expressivos dentro dos campeonatos se traduziam em receitas financeiras cada vez mais pujantes. No entanto, a transição mercantilista pela qual o esporte vem percorrendo provocou, em alguns casos, o desmoronamento de várias instituições consagradas fruto da ausência de uma gestão administrativo-financeira responsável movida, majoritariamente, pela inversão lógica de interesses entre clubes e gestores.

A dedicação de atletas e comissões técnicas pela excelência em termos de performance trouxe ao mundo esportivo e, mais especificamente ao futebol, um nível de profissionalização comparável ao mercado corporativo. Todavia, num ambiente marcado pela competitividade acirrada, o sucesso de uma instituição não se limita, apenas, ao aspecto técnico dos atletas. A profissionalização do futebol, hoje, transcende os gramados na medida em que perpassa uma extensa retaguarda organizacional cada vez mais carente das melhores práticas sobre gestão empresarial responsável, governança corporativa robusta, compliance, privacidade de dados e, por fim, questões envolvendo diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Cientes da necessidade iminente de incorporar à gestão do clube metodologias contemporâneas praticadas pelos principais players do futebol nós - Conselheiros, Presidência, Vice e Diretores, enquanto pertencentes à alta cúpula do Pouso Alegre Futebol Clube - assumimos o compromisso público, expresso e irretratável de apoiar incondicionalmente a implantação do Programa de Compliance e sermos legítimos guardiões dos padrões de transparência, lisura, ética e integridade esperados pela sociedade, principalmente, de nosso valoroso município. Neste voto, nos oneramos a praticar toda e qualquer medida necessária ao combate, incessante, contra práticas fraudulentas, corruptas, de suborno, criminosas, além de condutas em desconformidade com o código de conduta ética e as políticas internas da instituição.

Como um início de boa prática, aprovamos unanimemente nosso “Código do Dragão”, pergaminho este incumbido de ser a lanterna guia de nossos comportamentos éticos e procedimentais dentro do clube. Estaremos, a todo instante, fomentando junto aos colaboradores e atletas a reflexão pela conduta mais ajustada aos valores e princípios mestres preconizados pelo Pouso Alegre Futebol Clube. Seremos implacáveis no respeito às diretrizes institucionais, pois cremos serem estas fundamentais para preservação da estabilidade do clube e longevidade de uma gestão corporativa longeva. Iremos atuar com afinco na conscientização de nossos fornecedores, representantes e parceiros de negócios no que tange à cultura ética e mudança de filosofia gerencial reverberada em nosso cotidiano a fim de contribuir na construção e manutenção de um ambiente de negócios seguro e sustentável.

O Programa de Compliance do Pouso Alegre Futebol Clube consiste num sistema de gestão dinâmico e perene cuja finalidade pragmática consiste em mitigar riscos e trazer lucratividade para as operações do clube. Sob o aspecto humanista, inclina-se como balizador de condutas humanas que possam sempre reproduzir os bons costumes, a legalidade, a igualdade, a verdade e a justiça, sem nunca se esquecer do fair play.

 

Conheçam nosso Programa de Compliance!

 

Conselho Deliberativo

Presidência e Vice-Presidência

Diretoria

bottom of page