O final de semana passado foi de muitas emoções para o torcedor do Pouso Alegre FC. Afinal de contas, o goleiro Cairo Marangoni, ídolo do clube, anunciou nas suas redes sociais que estava se despedindo do Pousão. Foram quatros anos marcantes para time, atleta, família e torcida.
Com a camisa do nosso Pousão, Cairo foi campeão mineiro da 2ª divisão (2019), campeão mineiro do módulo II (2020) e campeão do troféu inconfidência (2021), além de ser vice-campeão brasileiro da série D (2022), se tornando assim um símbolo da "nova era de ouro" do PAFC.
Cairo também é detentor de dois recordes no time, sendo o goleiro mais velho a vestir a camisa do Pouso Alegre, com 38 anos e 82 dias e, também, como goleiro que mais jogos fez com a camisa do Dragão, com 70 jogos. Feitos que o colocam para sempre na história do clube.
Nas redes sociais do Pousão, foi postado um vídeo homenageando o goleiro e amigo por tudo que ele fez durante esse tempo, com depoimentos de diversos profissionais e amigos do time. Como era de se esperar, o nosso blog não podia deixar de fazer a sua homenagem ao arqueiro:
“Nosso filho Cairo parece ter nascido com o dom da "bola", pois desde pequeno demonstrava grande interesse pela mesma e na forma de brincar como goleiro. Isso foi aflorando cada vez mais e, desde jovem, definiu sua profissão: ser jogador! Pela dedicação, responsabilidade e companheirismo, ele foi demonstrando possuir uma estrela que o projetava para galgar outras divisões por onde passava. Cairo teve a felicidade de fazer parte do Pouso Alegre Futebol Clube, onde pode demonstrar garra e talento. Sempre solícito e feliz com a diretoria, colegas e torcida durante todos esses anos de Pouso Alegre. Além de seu profissionalismo em campo, Cairo é um pai extremoso, esposo dedicado e filho atencioso. Nós como pais ficamos muito felizes com sua trajetória nesse clube que também fez parte de nossas vidas.”
Vera e Mauro, pais do goleiro Cairo
“Cairo com certeza é um dos goleiros mais técnicos e vencedores com quem trabalhei. Um líder do bem! Marcado na história de vários clubes pelas suas conquistas e pela sua postura extra campo. Um goleiro que transmite segurança! Conquistamos títulos e muitas vitórias juntos, mas acima disso fortalecemos uma amizade que vai além das quatro linhas, um respeito mútuo. O PAFC marcou nossas histórias e sem dúvidas nós marcamos na história do clube juntos. Cairo é uma referência no gol e vai deixar saudades por onde passar. Fica aqui o meu respeito e minha admiração por um excelente goleiro e por um grande ser humano que posso chamar de amigo.”
Rogério Henrique, ex-técnico do Pouso Alegre Futebol Clube
“Grande garotinho Cairo, foi um prazer enorme ter convivido com você nesses últimos anos. Um grande atleta, um líder e um goleiro que nos dava total confiança. Sabíamos que ali atrás podíamos estar muito tranquilos e, com isso, tínhamos mais confiança e liberdade para jogar. Falar do atleta Cairo é muito fácil, até porque todos que acompanham sua carreira sabem da sua qualidade. Feliz daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o Cairo atleta, pai de família e amigo, um ser humano fantástico e graças a Deus tive essa oportunidade. Meu irmão, desejo todo sucesso do mundo para você e sua família, que Deus continue te abençoando cada vez mais, que você esteja sempre feliz e alegre. Um grande abraço, meu companheiro!”
Eduardo Mineiro, ex-jogador do Pouso Alegre Futebol Clube
“Cairo é uma das grandes pessoas que conheci no futebol. Profissional exemplar, sempre solícito com todos, seja quem for. A saída dele vai deixar um vazio no Pousão, mas sei que ele será sempre lembrado com muito carinho pelos torcedores. Presente em todas as grandes conquistas, escreveu seu nome com letras maiúsculas na história centenária do clube. Difícil vai ser olhar as arquibancadas e não encontrar lá a Ênila (esposa) e suas filhas lindas torcendo pelo papai. Mas seja lá onde for seu destino a partir de agora, vou continuar torcendo muito pelo seu sucesso. Boa sorte, amigo!”
Gleison Oliveira, diretor de comunicação do Pouso Alegre Futebol Clube
“Trabalhar com o Cairo foi muito gratificante! Quando cheguei já sabia do histórico vencedor que ele tinha por onde passou e no Pouso Alegre não foi diferente. Além de um grande profissional e parceiro de equipe, Cairo é também uma grande pessoa, sempre descontraído, sempre pronto para ajudar, um grande amigo que fiz nesses anos de Pouso Alegre e acho justo toda homenagem pelo ídolo que ele se tornou no clube.”
Matheus Roldan, ex-jogador do Pouso Alegre Futebol Clube
“Falar do goleiro Cairo é fácil… Trabalhamos quatro anos juntos com muita dedicação, até mesmo na pandemia não paramos. Cairo foi um excelente profissional em todo tempo que aqui esteve! Tivemos excelentes conquistas, títulos, acessos e poucos gols sofridos, tudo fruto de seu trabalho no dia a dia. Tivemos uma fase não tão boa, mas Cairo nunca deixou se abater e trabalhou mais forte ainda, conquistando sua melhor fase novamente. Saí do clube e nos tornamos amigos fora dele. Hoje sou amigo e conselheiro, sempre conversamos para ver o que é melhor para ele. Tenho certeza que ainda jogará em auto nível por mais dois ou três anos fácil. Sempre termino dizendo: Voa, garotinho, conquiste novos ares e volte para o clube onde seu nome está cravado!”
Edson Ferreira, ex-preparador de goleiros do Pouso Alegre Futebol Clube
“Trabalhar com o Cairo nesses anos foi uma enorme satisfação! Um cara centrado e disposto a incentivar e tirar o melhor de seus companheiros. Ele é um amigo que ganhei nessa vida, nessa jornada difícil, uma pessoa maravilhosa tanto pelo lado profissional como pessoal. Que Deus te abençoe nessa nova jornada, meu irmão. Te desejo toda a sorte do mundo e estarei sempre na torcida por você. Um forte abraço!”
Nando, jogador do Pouso Alegre Futebol Clube
“Cairo, mais conhecido como garotinho, é um irmão que o futebol me deu. Já são mais de 5 anos nessa brincadeira de trabalho onde tive o privilégio de ter três acessos e dois títulos juntos jogando lado a lado. Um cara fantástico como pessoa e um baita profissional com quem pude aprender muito no dia a dia nesses anos de amizade, tanto no pessoal quanto no profissional. E, além de tudo, um excelente pai de família. Só coisas boas eu tenho para falar de você, garotinho, você é fantástico, irmão. Bora para mais um time juntos, terceiro já e com fé em Deus para conquistar os objetivos do clube mais uma vez. Tamo junto, garotinho, você é fenômeno, irmão!”
Danilo Santos, ex-jogador do Pouso Alegre Futebol Clube
“O momento de despedida é quase sempre um momento triste e, nessas horas, olhamos para o que ficou para trás e tentamos ver de todas as formas o lado bom de uma separação. Recordamos de situações e de momentos que nos fizeram felizes, ou mais humanos, com as lições de vida que aprendemos com as pessoas. Hoje, com o coração um pouco mais apertado, me despeço de uma figura marcante, para mim que vivi dias intensos ao seu lado testemunhando a sua luta diária. Cada treino, cada defesa, cada esforço cobrado do seu companheiro era sempre um aprendizado. Ele é, e aposto que o será sempre que estiver em campo, um líder. Não daqueles que precisam esbravejar pra ser ouvido, mas um líder pelas suas atitudes. Convivi cinco anos com o Cairo e como repórter aprendi a admirá-lo e a respeitá-lo. Foram 70 jogos com a camisa do PAFC e incontáveis dias de treinamento. Uma pessoa de um caráter admirável, humano simples e digno dos maiores elogios. Não escondo, foi meu grande ídolo nestes cinco anos que cobri o PAFC diariamente. Mesmo nos momentos mais difíceis para ele sempre procurei dar a minha palavra de apoio, de tentar minimizar as críticas após os reveses comuns na vida de um goleiro, mas ele sempre soube dar a volta por cima, com a cabeça erguida olhando nos olhos das pessoas, sem se esconder jamais de sua responsabilidade. Hoje não tenho mais a sua companhia diária, mas mesmo longe, torcerei sempre por ele. Um amigo que sempre estampou um sorriso no rosto. Um ser humano que serve de exemplo para os mais jovens que estão lutando para alcançar o que ele alcançou. Mais que um atleta, Cairo ficará guardado na memória de cada um daqueles que usufruíram da sua amizade. Vá em paz, meu ídolo, vá buscar novos horizontes, novas conquistas, novos desafios. Vá, mas leve todo o nosso carinho e apoio. Um dia, talvez, você retorne em outra função, porque de uma coisa tenho absoluta certeza, o seu coração estará sempre conosco. Viva cada dia com mais intensidade. Viva cada momento com prazer. Viva. Você será eterno na história do PAFC.”
Donizete Barbosa, historiador do Pouso Alegre Futebol Clube
“Meu amor, é com muita gratidão, emoção e orgulho que olho a sua trajetória ao longo desses quatro anos no Pouso Alegre Futebol Clube. Embora a sua participação tenha se encerrado lá (por enquanto), a história que você escreveu jamais se apagará. Chegamos em 2019, só nós dois, quando você decidiu escrever seu nome no futebol mineiro, sem saber absolutamente nada sobre a cidade ou o clube. Partimos em 2023, com nossas duas mineirinhas nos braços, assim como as medalhas, títulos e acessos que você conquistou defendendo a meta do Pousão. Foram anos de muito trabalho, dedicação e comprometimento. Anos de entrega mesmo. Nessa história de sucesso e ascensão, você foi essencial! Dizer que grandes jogos, vitórias importantes e partidas decisivas foram conquistadas literalmente pelas suas mãos não é nenhum exagero. Você é ídolo. É exemplo. É inspiração. É o nosso papai super campeão e o orgulho que temos por você ser esse profissional que se tornou é indescritível. Sabemos que sempre deu o seu melhor - mesmo não estando sempre nos seus melhores dias. Às vezes, machucado, outras vezes, exausto, mas sempre se jogando de corpo e alma na sua missão. Sempre comprometido, responsável, trazendo segurança, experiência, determinação e muito talento. Futebol é esporte coletivo. Sabemos que uma equipe vencedora se constrói com consistência e você honrou essa camisa em cada um dos seus 70 jogos disputados. Aos poucos você foi crescendo no cenário e os mineiros tiveram a oportunidade de conhecer esse super profissional que você é dentro de campo, com uma postura ímpar fora dele. Um cara íntegro, de princípios e valores inquestionáveis, com o coração generoso, amigo, engraçado, protetor... Enfim, que sorte a minha de poder acompanhar cada passo dessa trajetória tão bonita e compartilhar de tantos momentos felizes ao seu lado. Você é gigante e cumpriu o seu papel com maestria: gravou o seu nome de forma gloriosa na história do Pouso Alegre! Parabéns por cada defesa, por cada minuto em campo. Que Deus continue te abençoando infinitamente e que você alcance os próximos objetivos traçados. Não importa o que aconteça, sempre estaremos com você, em qualquer lugar do mundo! Nós te amamos mais que tudo! Super beijo da mamãe e das nossas princesinhas, Lorena e Helena.”
Ênila Marangoni, esposa do goleiro Cairo
Juan Franco, assessor de imprensa do PAFC
Arte: Roma Comunicação e Marketing
Commentaires